quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cartografia Afetiva: Praia da Armação do Pântano do Sul, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Praia da Armação
Minha primeira cartografia afetiva vem falar de um lugar de infância, um lugar onde passei momentos que até hoje guardo.
Se for pensar em passagem do tempo, muito daquele lugar já se transformou, aquilo que havia em minha memória, entre os fins nos anos 80 e inicio dos anos 90, já não existe mais. O mais engraçado é que, quando penso neste lugar, mesmo sabendo de todas suas transformações ao longo do tempo, o que me vem à mente, é aquilo que guardo e que ressurge do passado, talvez porque minha memória, imaginação de infância, tenha construído um lugar tão maravilhoso e encantado que nem o tempo e a concretização da mudança conseguem apagar.
Este lugar é hoje um lugar onde tenho raízes, construí histórias e outros momentos inesquecíveis que não está relacionado com minha infância. Lugar onde tenho amigos muito queridos, muito importantes... Grandes amigos-irmãos.
Por todos os acontecimentos últimos, relacionados a este lugar, gostaria aqui de começar este projeto, por este espaço. Sem ideologias políticas acerca do que está acontecendo, mas principalmente, pela transformação da paisagem, que se torna constante e que transforma além do que é visível, a vida de muitas pessoas que estão sofrendo os problemas devido às ressacas e o avanço constante do mar.
Para isto, resgatei algumas informações dos últimos meses, que saíram na mídia (jornal, sites, blogs, etc...) sobre os problemas ocorridos recentemente e que cada vez mais aumenta.
E também, um texto produzido por mim em 2006, através do trabalho “Museu das Vistas” da artista Carla Zaccagnini, realizado em Florianópolis, no Museu Victor Meirelles, em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário